Tecnologia no Agro – Contagem automática de gado

Sendo adotada de forma crescente na indústria, a tecnologia com o uso de inteligência artificial vem sendo uma grande aliada para automatizar processos e evitar erros que ocorrem em processos que antes eram manuais. No agro, ela também está vindo para ficar, solucionando problemas na contagem de gado e revolucionando na agrotech. Neste artigo falaremos sobre as principais dificuldades que pecuaristas possuem no controle de gado e como a tecnologia resolve isso.



Dificuldades atuais no controle de rebanho


Entre as dificuldades do mundo agro, o rastreio do rebanho nacional de gado está entre um deles, sendo pouca parte rastreada ou controlada. Isso resulta em um problema sério para toda a área de pecuária, onde muitos dos pecuaristas afirmam que não existe nenhum método totalmente preciso para realizar esse tipo de contagem. O problema é que isso prejudica totalmente um rebanho, resultados em perdas e roubos sem que eles mesmos saibam disso. Porém, com a tecnologia da inteligência artificial e o uso de drone, isso pode ser solucionado!


Como a IA pode solucionar esse problema?


No ramo de agrotech, a inteligência artificial já está sendo usada para solucionar esse problema juntamente com o uso de drone. Porém, como isso funciona? Com a solução feita pela Smart Count, juntamente com a utilização dos drones é possível tirar fotos de todo o gado e o software realizará uma contagem automática de todo o rebanho. Isso é uma completa inovação que visa reduzir os erros causados por uma contagem manual e lenta ou até mesmo a falta dela, que causam prejuízos. Tudo isso é feito a partir de visão computacional, um dos ramos da inteligência artificial que tem como objetivo estudar imagens por meio do software, utilizando algoritmos, onde eles “enxergam” o gado e realizam a contagem.


Entendendo melhor a visão computacional

A visão computacional como mencionados, é uma tecnologia proveniente da inteligência artificial, que já é muito utilizada nas indústrias para analisar a qualidade de produtos, em câmeras com o reconhecimento facial e em outros setores do mundo agro, auxiliando em irrigações, por exemplo. Entre as vantagens que um software de contagem com visão computacional pode oferecer no agro e também em outras áreas, além das já citadas nós também podemos citar duas vantagens interessantes:


Precisão na identificação

O algoritmo utilizado para reconhecer o padrão de cada produto, objeto e quaisquer recursos a serem contabilizados, é feito de forma extremamente cuidadosa de modo a reconhecê-lo até mesmo sob incidências diferentes de luz, contraste e disposição.


Otimização de tempo

Uma contagem manual demanda tempo, recursos e muitas vezes até um maior investimento. Com um software de visão computacional, isso pode ser feito até mesmo em segundos na palma de sua mão, reduzindo custos e também tempo. Sabemos o quanto a contagem de gado pode ser desgastante e desafiadora, por isso, com a Smart Count você poderá solucionar esse problema e otimizar toda a sua produção, evitando erros e elevando o seu negócio. Visite o nosso site e conheça mais sobre essa solução tecnológica que temos para você.

14 views0 comments