top of page

Tecnologia de IA para contagens automáticas e melhoria contínua na indústria 4.0

A tecnologia com a Inteligência Artificial (IA) anda demonstrando um avanço na automatização de diversos processos dentro das empresas após as novas revoluções nas indústrias. Essa revolução industrial resultou em um alto impacto no aumento de produtividade e o modo das indústrias de operarem, substituindo diversas ações que antes eram manuais e resultavam em erros. Entre elas, a contagem de recursos e produtos foi otimizada e garante melhoria contínua na indústria 4.0. Porém, como isso funciona?



Um breve resumo da indústria 4.0

Possuindo um conceito representado pelas tecnologias que vieram como ela como a Inteligência Artificial (IA), a robótica, computação em nuvem e a internet das coisas, a indústria 4.0 chegou para promover a automação nas indústrias e digitalizar seus processos. Uma de suas maiores tendências é a IA, que utiliza a aplicação de análise de forma avançada e técnicas que se baseiam na lógica, juntamente com o machine learning para poder analisar dados, interpretar eventos e padrões e automatizar decisões para que ações possam ser feitas automaticamente.


Benefícios da inteligência artificial nas indústrias

Entre os principais benefícios da Inteligência Artificial (IA) na indústria, podemos citar:


  • Facilidade para integrar diversos departamentos da organização ao mesmo tempo;

  • Melhoria no controle de qualidade dos produtos;

  • Análise da produção em tempo real;

  • Análise de dados e relatórios de desempenho para melhores estratégias;

  • Redução de custos;

  • Aumento considerável da produção e otimização dos processos internos.


Todos esses benefícios são provenientes da implementação de softwares que possuem Inteligência Artificial (IA) nas indústrias, otimizando e muito todo o meio de produção e também na comunicação entre os internos. Porém, uma das coisas que não se é muito falada e que apresenta melhoria contínua desses processos é a visão computacional, que pode melhorar ações como a contagem de recursos.


A inteligência artificial e a automatização da contagem

Sendo um processo que é essencial em todo tipo de indústria, mas que até então não possuía tantas soluções, a contagem de forma manual é extremamente desgastante e resulta em diversas falhas. Com a inteligência artificial, temos a visão computacional, amplamente já utilizada em reconhecimentos faciais em câmeras de rua, nos celulares e também na indústria para a inspeção de máquinas e prevenção de acidentes. A visão computacional utiliza da IA para estudar imagens reais e a partir de algoritmos, interpretá-las e analisar padrões. E como isso pode ser utilizado para automatizar contagens? Pensando nesse desafio que ainda existe na indústria 4.0, a Smart Count trouxe essa solução diretamente para você. O nosso software utiliza a tecnologia para contar recursos a partir de fotos e vídeos. As contagens podem ser feitas para diversos objetos, não só sendo utilizados na indústria, mas também em áreas como a medicina e pecuária na contagem de gado, por exemplo. Utilizando essa tecnologia, você não evita apenas falhas que são comuns na contagem feita por olhos humanos, mas obtém uma economia de tempo que pode chegar a até mais de 80%.

Visite o nosso site e conheça essa solução que pode mudar completamente a sua empresa!

1 view0 comments
bottom of page