top of page

Fazenda Nova Piratininga: A maior fazenda do Brasil usa Inteligência Artificial em seus inventários

“Economia de 70% de tempo na contagem do inventário, redução de 50% número de colaboradores nas contagens de animais e lastro dos registros de inventário para auditoria.”


A fazenda Nova Piratininga é a maior fazenda do Brasil, são 135 mil hectares sendo 95 mil compostos de pastos, que alimentam um rebanho de mais de 105 mil nelores puros ou cruzado.

A Nova Piratininga, antes de conhecer o sistema de contagem automática ainda usava o método “tradicional” a contagem manual.




Desafio:

No que diz respeito às contagens de gado, muito trabalho é necessário para equilibrar a gestão de recursos com o melhor cuidado dos animais. A contagem tradicional exige o deslocamento do gado, que faz com que o bovino passe mais tempo caminhando e deixe de se alimentar, ruminar e descansar, o que pode afetar seu ganho de peso, além dos erros gerados, do tempo gasto, da falta de comprovação do que foi contado e perda financeira tudo isso faz com que o setor pecuário busque por inovações como a nossa e otimize o seu tempo, gerando benefícios como os da fazenda nova Piratininga.





Benefícios alcançados:

Ganho de tempo: A utilização de visão computacional e IA reduziu significativamente o tempo necessário para completar a tarefa, mais precisamente, reduziu 70% do tempo de contagem da Nova Piratininga. Além disso, o processo é realizado de forma mais eficiente, sem a necessidade de equipes inteiras para percorrer as propriedades.


Acuracidade na contagem: contagem automática usando visão computacional e IA é muito mais precisa, pois não há espaço para erros humanos, sendo assim, hoje eles comprovação de tudo que foi contado, os erros que aconteciam na contagem manual já não existem mais.


Economia de custos: Os custos foram reduzidos em 3 grandes áreas, no tempo da contagem, na equipe reduzida pela metade nos momentos de contagens e inventários, e nos erros que eram gerados pela contagem manual.








Em resumo, a contagem automática de gado usando drones e visão computacional é uma solução inovadora que oferece muitos benefícios para os fazendeiros. Além de ser mais rápido, preciso e seguro do que a contagem manual, esse método também permite a coleta de dados valiosos e a economia de custos. É sem dúvida uma tecnologia a ser considerada para qualquer fazenda que busque eficiência e sucesso.

87 views0 comments

Comments


bottom of page