top of page

Automação de processos industriais: indústria 4.0

Com as transformações digitais nas empresas, a indústria 4.0 representou um grande passo para a automação de diversos processos industriais. Essa automação beneficia completamente, otimizando e reduzindo esforços e erros provenientes de ações manuais. Neste artigo, iremos explicar melhor como funcionam essas tecnologias e quais as maiores vantagens em que ela beneficia as empresas.



A indústria 4.0 e a automação de processos

Tendo um alto impacto na produtividade das indústrias, a indústria 4.0 é um movimento que une a tecnologia da informação e a automação, visando implementar as maiores tendências tecnológicas nas empresas. Essa automação só é possível graças à integração de tecnologias como a inteligência artificial (IA), robótica, computação em nuvem, visão computacional e a internet das coisas, que visam unificar e digitalizar as atividades de uma indústria.


Principais vantagens

Os benefícios da indústria 4.0 para as empresas são diversos. Dentre os principais, podemos citar:


Menor tempo de produção


A maior vantagem da automação na indústria está em reduzir o tempo de produção ao automatizar as máquinas de produção, acelerando os processos.


Redução de erros e maior segurança

Com máquinas que possuem o controle guiado por inteligência artificial (IA), isso aumenta a precisão em níveis muito maiores e inalcançáveis pelo ser humano, reduzindo e muito as chances de erros. Sabemos como mesmo que uma equipe seja muito bem capacitada, erros humanos são comuns e podem acontecer por diversas razões. Com a utilização da robótica e da IA, isso pode ser evitado. Além disso, é possível promover também a segurança para os operadores, diminuindo as chances de acidentes com a redução de operadores nos processos e também pelas operações mais seguras que são promovidas por máquinas automatizadas recentes.


Aumento na qualidade dos processos

A automação não é só aplicada para a produção, mas também em processos de controle de qualidade. Em etapas que se necessitam também de grande atenção como testes e verificações de produtos, isso pode ser automatizado também, proporcionando qualidade.


Maior precisão e monitoramento

Como mencionamos anteriormente, a maior precisão proveniente da automatização pela inteligência artificial (IA) e robótica, que superam as habilidades humanas é extremamente benéfica por agregar maior valor e qualidade aos produtos. Isso resulta no aumento de competitividade pelas empresas e maior posicionamento no mercado para as que adotarem essas soluções tecnológicas para suas organizações, fazendo com que seja extremamente importante automatizar os processos.


Como a contagem pode ser automatizada?

Podemos observar que a indústria 4.0 representa um avanço considerável nos processos industriais e no aumento de qualidade nas empresas, tornando tudo muito mais seguro e otimizado. Essas tendências só tendem a aumentar, ampliando para outros processos. A inteligência artificial (IA), por exemplo, pode beneficiar outro processo como a contagem na indústria, através da visão computacional. Dessa forma, o ato de contar recursos em uma análise de qualidade, em um estoque ou produção pode ser realizado de forma praticamente automática. Isso agiliza essa ação completamente, podendo ser feito em poucos segundos a partir de um software. Visite nosso site e conheça essa solução!

0 views0 comments
bottom of page